Terapia: Auriculopuntura

Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. Técnica chinesa de Acupuntura aplicada na orelha que utiliza micro agulhas, esferas, sementes, cristais ou agulhas sistêmicas. Auriculoterapia é uma técnica de diagnósticotratamento, uma forma de medicina holística ou complementar, baseada na ideia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular, a parte externa da orelha.

O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano, por constituir um microssistema, capaz de funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade, podendo refletir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras, dos quatro membros, do tronco, dos tecidos, etc. Quando acontece uma desarmonia em qualquer parte do corpo humano, ela é refletida na orelha com reações de carácter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade em particular. Com a estimulação de pontos específicos na orelha, que recebem e emitem informações sensoriais, reflexamente estará sendo estimulado o órgão correspondente, permitindo a regularização e o reequilíbrio do corpo ou das funções alteradas.

A orelha especificamente, é um excelente local para o tratamento de qualquer problema que tem um componente de dor, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, pode tratar tanto a doença aguda quanto a crônica. Problemas emocionais que envolvem o sistema nervoso central são satisfatoriamente tratados por este método. Também no tratamento de vícios em drogas a Auriculoterapia pode de ser muito eficaz

A aplicação da Auriculoterapia estimula o organismo a curar-se de acordo com a os princípios de equilíbrio Yin e Yang e promove a função adequada dos órgãos.

Ela torna a pessoa mais sensível à terapia medicamentosa, alterando o metabolismo, aumentando assim a absorção e eliminação. Estes fatores favorecem a medicina, mas nem por isso, o tratamento médico não deve ser abandonado.

As contraindicações são sempre relativas ao bom senso em relação a essa medicina holística complementar para o bem-estar do paciente: Nunca se deve abandonar o tratamento de alguma doença para utilizar somente a Auriculoterapia. Em caso de alergia a algum material, encontrar outras formas de estimular os pontos auriculares e se houver a extrema sensibilidade à dor e, neste caso, realizar a estimulação mais amena com materiais não perfurantes.

Através da Auriculoterapia podem ser tratadas várias enfermidades:

  • problemas musculoesqueléticos como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo;
  • distúrbios hormonais como distúrbios de tireoide, sintomas associados à menopausa, problemas menstruais;
  • enfermidades de carácter neurótico e psicótico como cefaleias, neurastenia, insônia;
  • doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias,
  • dores por torções, contraturas ou distensões musculares;
  • problemas nos sistemas: respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais;
  • psicoemocionais como obesidade, anorexia, ansiedade ou depressão;
  • Pode tratar também: obesidade, hipertensão, vícios em drogas ou vertigens;

A Auriculoterapia pode ser usada para emagrecer, pois certos pontos específicos da orelha responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, por exemplo, são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso.

A Auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na china. Os resultados obtidos a partir Auriculoterapia são rápidos e eficazes. Esta medicina holística pode ser usada como uma modalidade independente ou como adjunta de alguma outra terapia, potencializando ou mantendo seus resultados.

Por Márcia Cleto – Terapeuta Naturopata Holística


Se interessou? Quer marcar um Atendimento?

Clique no Botão abaixo para


Talvez isso lhe interesse também?

Deixe seu Comentário:

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *