Conhecendo os Chakras — O Chakra Solar

Características: Chakra Solar (Manipura)

Localização: No plexo Solar, região do estômago.

Cor: Amarelo.

Elemento: Fogo.

Pedra: Citrino

Representação: Poder pessoal, autoconfiança, autoestima, força de vontade, transformação, energia, digestão emocional.

Afirmação: “Estou confiante”, “Estou no controle”, ou “Sou digno” “Sou energia pura e positiva”

O Chakra do Plexo Solar, conhecido como Manipura é o terceiro dos sete Chakras principais e está localizado na região do plexo solar, no abdômen. Ele está associado ao senso de identidade pessoal, autoestima e poder pessoal. Quando este chakra está equilibrado, a pessoa sente uma sensação de autoconfiança, autoestima saudável e força de vontade para atingir seus objetivos.

A energia do Chakra do Plexo Solar também está relacionada à expressão pessoal e à manifestação de nossas verdadeiras habilidades e poderes individuais. Equilibrado, a pessoa é capaz de expressar-se de forma autêntica e assertiva, tendo clareza em suas intenções e metas.

Além disso, o Chakra do Plexo Solar está relacionado à energia e vitalidade. Ele fornece a energia necessária para impulsionar ações, enfrentar desafios e superar obstáculos. Quando este chakra está equilibrado, a pessoa sente uma sensação de vigor e motivação para enfrentar as tarefas diárias.

No entanto, quando há um desequilíbrio no Chakra do Plexo Solar, podem ocorrer problemas com a autoestima, a confiança em si mesmo, a motivação e com a força de vontade. A energia bloqueada pode ter um impacto negativo na saúde do corpo físico e do estado mental. O desalinhamento deste chakra pode resultar nos seguintes sintomas: 

SINTOMAS FÍSICOS:

  • Distúrbios digestivos: Problemas como má digestão, azia, refluxo ácido, úlceras estomacais, sensação de inchaço, flatulência e constipação.
  • Desequilíbrios no metabolismo: Dificuldade em controlar o peso corporal, metabolismo lento, problemas relacionados à regulação dos níveis de açúcar no sangue.
  • Dores de estômago e tensão abdominal: Dor ou desconforto na região do plexo solar, sensação de tensão ou aperto abdominal.
  • Problemas relacionados ao sistema nervoso: Distúrbios como ansiedade, nervosismo, ataques de pânico, estresse crônico, insônia ou dificuldade em dormir.
  • Problemas de apetite: Alterações no apetite, como falta de apetite ou aumento do apetite, alimentação emocional ou desequilíbrios na relação com a comida.
  • Dores nas costas e tensões musculares: Tensão muscular na região lombar, dor nas costas ou nos ombros, sensação de rigidez.

SINTOMAS MENTAIS:

  • Baixa autoestima e autoconfiança: Sentimentos de falta de valor próprio, insegurança, autocrítica excessiva e dificuldade em acreditar em si mesmo.
  • Ansiedade e estresse: Tendência a se sentir constantemente ansioso, estressado ou sobrecarregado, dificuldade em relaxar e em lidar com situações estressantes.
  • Dificuldade em estabelecer limites saudáveis: Dificuldade em dizer “não”, medo de desapontar os outros, tendência a se sobrecarregar de responsabilidades e a não cuidar de si mesmo.
  • Sentimento de falta de controle: Sensação de não estar no controle de sua própria vida, falta de direção e propósito, incerteza em tomar decisões importantes.
  • Dificuldade em expressar-se: Dificuldade em expressar seus pensamentos e opiniões de maneira assertiva, medo de ser julgado ou rejeitado, tendência a se calar ou se conformar.
  • Baixa motivação e energia: Falta de motivação para buscar metas e sonhos, sensação de estagnação, falta de energia e entusiasmo pela vida.
  • Padrões de comportamento controlador: Tendência a querer controlar tudo ao seu redor, incluindo pessoas e situações, dificuldade em confiar nos outros e delegar responsabilidades.

HARMONIZADO: Poder pessoal, auto confiança, ambição, propósito claro, orientação interior, auto respeito

DESEQUILIBRADO/BLOQUEADO: baixa autoestima, problemas digestivos, incapacidade de tomar decisões, conversa interna negativa, falta de direção ou proposito na vida 

EXCESSO: Agressão, Medo de rejeição, insegurança, padrões de pensamento negativos ou críticos Baixa autoestima Sentindo-se impotente Demasiado emocional

EXERCÍCIOS PARA EQUILIBRAR: Visualização emeditação, técnicas de respiração profunda e consciente como a respiração abdominal, afirmações positivas de poder, exposição ao sol, dança e movimento, exercícios físicos, estabelecimento de metas e práticas que promovam o fortalecimento da autoestima e da confiança pessoal.

POSTURAS DE YOGA:  o Guerreiro (Virabhadrasana) e o Navasana (Postura do Barco). Trabalhar o Chakra Solar fortalece o poder pessoal, aumenta a autoconfiança, liberta emoções reprimidas e aumenta a energia e a vitalidade.

USE AS AFIRMAÇÕES PARA ALINHAR O CHAKRA UMBILICAL:

“Estou confiante”, “Estou no controle”, ou “Sou digno”

Sou digno de sucesso e abundância em todas as áreas de minha vida.

Tenho o poder de assumir o controle de minha própria vida e fazer mudanças positivas. Sou capaz de realizar coisas incríveis e alcançar meus objetivos.

Honro meu poder pessoal e o uso para o bem maior de todos.

Estou cheio de energia e vitalidade, pronto para enfrentar qualquer desafio.

Aceito meu propósito divino e confio no caminho que foi traçado para mim.

Estou conectado ao meu poder pessoal e o utilizo para alcançar meu propósito de vida. Estou equipado com todas as ferramentas necessárias para ter sucesso.

Sou energia pura e positiva.

Estou livre da mentalidade de vítima e assumo a responsabilidade por minha própria vida. Sou digno de amor, respeito e felicidade.

Sou uma pessoa ambiciosa e vivo com intenção.

Tenho confiança para me expressar de forma autêntica e assertiva.

Meu instinto está sempre certo.


Texto por Márcia Mahaluz

Talvez isso lhe interesse também?

Deixe seu Comentário:

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *