Energia Poderosa do Sol

O icônico portão torii de Oarai Isosaki Jinja em Ibaraki, Japão, ao amanhecer. Imagem: photo-ac.com

O icônico portão torii de Oarai Isosaki Jinja em Ibaraki, Japão, ao amanhecer. Imagem: photo-ac.com

OLHAR PARA O SOL LOGO CEDO DE MANHÃ

Esta é uma dica simples, de custo zero e ao alcance de todos: OLHAR para o SOL logo CEDO de MANHÃ por poucos minutos. É uma prática diária que traz vários benefícios como otimizar o seu cérebro e todo seu organismo, melhorar e revigorar o sistema imunológico e por mais paradoxal que possa parecer também regular o seu sono! Em nível psicológico, essa prática diária melhora o seu humor, sua disposição e sua capacidade de foco e concentração.

Porquê olhar para o sol logo cedo de manhã é benéfico?

“A luz ativa o sistema nervoso central (SNC), que coordena as diversas funções do corpo, e atua como uma espécie de condutor. A grande questão é que o sistema nervoso central está dentro dos ossos, dentro do esqueleto do organismo, e não tem noção do que acontece no mundo externo”.

O SOL produz uma energia luminosa que possui propriedades biológicas chamadas de fótons, no nosso organismo essa energia é convertida em sinais elétricos que podemos considerar com o “START” que o sistema nervoso central precisa receber para decidir quando necessita estar alerta e funcional. Digamos que quando você acorda, seu cérebro e seu corpo estão no “Modo Escuro” (como o seu celular) e para ativar o “Modo Acordado” o corpo precisa produzir hormônios. Isso acontece quando a LUZ Brilhante do sol atinge seus olhos, além de inibir a melatonina (hormônio do sono), ela também ativa a retina neural, uma estrutura atrás do seu olho formada por um conjunto de neurônios e células nervosas, e são esses neurônios que enviam um sinal para o hipotálamo, região do cérebro que ativa o início da produção e liberação de diversos hormônios, como serotonina, testosterona, estrogênio, cortisol entre outros. São os hormônios que seu corpo precisa para estar alerta, ter o sistema imunológico ativado, controlar o seu apetite e o seu humor.

Uma questão importante: o CORTISOL

Esse hormônio é responsável por controlar o estresse em nosso corpo, mas para isso precisa ser liberado o quanto antes possível ao longo do dia, porque quanto mais tarde o pico de cortisol chegar, mais irritadas, nervosas e mal humoradas as pessoas ficam, sem contar que obviamente vão ter dificuldades para dormir.

Por isso, é tão importante pegar o sol da manhã logo cedo.

Energia Poderosa do SOL

Quem mora em países tropicais, onde o SOL brilha por mais tempo durante os dias de verão tem que SER GRATO porque a LUZ SOLAR é uma ENERGIA mais poderosa do que imaginamos! Uma dose de LUZ do SOL 20 minutos a qualquer hora do dia, pode ter tem um efeito muito maior de elevar o estado de espírito do que alguns antidepressivos.

melhorando consideravelmente o estado de espírito e o bem-estar.

BORA PRATICAR!

Agora que você entendeu que a prática diária matutina de pegar a LUZ do SOL em seus olhos (de forma indireta, claro) é absolutamente vital para o seu corpo, bora lá praticar:

Pratique todas as manhãs logo cedo ao acordar: simplesmente abra a janela ou vá para fora e pegue um pouco de sol de 5 a 10 minutos por dia sem protetor solar.

Em dias nublados e/ou muito poluídos, quando a capacidade de produção do nutriente cai em até 54%, é recomendado que fique exposto ao menos 20 minutos. É melhor e mais eficiente que as luzes artificiais, tudo o que você NÃO precisa logo cedo é a luz do seu celular ou computador, mas a LUZ do SOL de verdade, afinal não há nada melhor que os fótons da LUZ solar natural!

Texto por Márcia Mahaluz

Talvez isso lhe interesse também?

Deixe seu Comentário:

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *