A Importância e o que são os Chakras

Os Chakras desempenham um papel fundamental em nosso bem-estar e equilíbrio físico, emocional e espiritual. Eles são centros receptores e emissores de energia vital, responsáveis pelo equilíbrio físico e emocional do ser humano, influenciando diretamente nossa saúde e qualidade de vida.

Cada Chakra está associado a diferentes aspectos de nossa existência, abrangendo desde as necessidades básicas de sobrevivência até a expansão espiritual. No entanto, desequilíbrios nesses centros energéticos podem resultar em uma série de problemas físicos, emocionais e espirituais.

O que são os Chakras?

A palavra “Chakra” deriva do sânscrito e significa “roda” ou “disco”. Os Chakras são órgãos suprafísicos, ou seja, não físicos, através dos quais a energia vital ou “Prana” em sânscrito, é sincronizada e distribuída pelos nossos corpos mentais, duplo etérico e físico.

Esses centros de energia sutil que tanto no formato quanto no tipo de movimento lembram uma roda, cujo centro se comporta como um eixo, em torno do qual giram estruturas em forma de pétalas (sobre estas estruturas falaremos em um próximo artigo). Essas rodas ou vórtices giram rapidamente, recolhem energia em seus núcleos num fluxo condensado dispersando-a ao longo da periferia de suas pétalas sob forma de espirais cada vez mais amplas.

São 7 Chakras principais situados no duplo etérico, mas que no corpo físico podemos localiza-los da base da coluna vertebral até o alto da cabeça, cada chakra está associado a uma cor, um elemento, uma glândula e um órgão do corpo físico, (sobre estas estruturas falaremos em um próximo artigo) e rege também uma parte específica do funcionamento do nosso corpo psicológico. Eles representam diferentes aspectos da consciência e desempenham um papel crucial no equilíbrio e na harmonia do corpo, da mente e do espírito.

Qual a Importância dos Chakras?

Os Chakras são ao mesmo tempo transmissores e transformadores de energia entre os corpos e seu mecanismo sincroniza as energias emocionais, mentais e etéricas. Por isso, quando passamos a compreender melhor Chakras e passamos a cuidar adequadamente deles de forma inteligente, assumimos a responsabilidade por nossa saúde e bem-estar em todos os níveis trazendo inúmeros benefícios para nossa jornada pessoal de crescimento e autodesenvolvimento.

Conheça os 7 Chakras e suas características:

Use a afirmação de cada um para energizar.

Chakra Base ou Raiz (Muladhara)

Localização: Base da coluna vertebral

Cor: VermelhoElemento: Terra

Pedra: Jaspe Vermelha

Glândula e Órgão: Suprarenais – Cólon e Reto

Representação: Fundação, estabilidade, segurança, conexão com a terra, sobrevivência física, instintos básicos.

Afirmação: “Estou seguro”, “Sou apoiado” ou “Eu Pertenço”.

Chakra Umbilical ou Sacral (Svadhisthana)

Localização: Abaixo do umbigo.

Cor: Laranja.

Elemento: Água.

Pedra: Cornalina

Glândula e Órgão: Gônadas – Sistema reprodutivo

Representação: Criatividade, sexualidade, prazer, emoções, relacionamentos, desejo, fluidez.

Afirmação: “Eu sou criativo”, “Eu gosto de prazer” ou “Eu estou aberto a novas experiências”.

Chakra Solar (Manipura):

Localização: No plexo Solar, região do estômago.

Cor: Amarelo.

Elemento: Fogo.

Pedra: Citrino

Glândula e Órgão: Glândula e Órgão: Pâncreas-

Sistema Digestivo

Representação: Poder pessoal, autoconfiança, autoestima, força de vontade, transformação, energia, digestão emocional.

Afirmação: “Estou confiante”, “Estou no controle”, ou “Sou digno” “Sou energia pura e positiva”.

Chakra Cardíaco (Anahata):

Localização: Centro do peito.

Cor: Verde.

Elemento: Ar.

Pedra: Quartzo Verde

Glândula e Órgão: Timo – Sistema Circulatório

Representação: Amor, compaixão, perdão, aceitação, equilíbrio emocional, relacionamentos saudáveis, conexão com os outros.

Afirmação: “Eu sou digno de Amor”, “Eu sou gentil” ou “Eu me perdoo”.

Chakra Laríngeo (Vishuddha):

Localização: Garganta.

Cor: Azul-claro.

Elemento: Éter.

Pedra: Quartzo Azul

Glândula e Órgão: Tireóide – Garganta

Representação: Comunicação, expressão pessoal, autenticidade, criatividade verbal, escuta, verdade.

Afirmação: “Eu me comunico claramente”, “Eu falo minha verdade livre e confiante”, ou “Eu escuto minha intuição”.

Chakra Frontal (Ajna):

Localização: Entre as sobrancelhas (terceiro olho).

Cor: Índigo.

Elemento: Luz.

Pedra: Lápis Lazuli

Glândula e Órgão: Hipófise – Sistema Nervoso

Representação: Intuição, percepção além dos sentidos, sabedoria interior, clareza mental, visão, discernimento espiritual.

Afirmação: Confio em minha intuição”, “Sou sábio”, ou “Vejo a verdade”.

Chakra Coronário (Sahasrara):

Localização: Topo da cabeça.

Cor: Violeta ou branco.

Elemento: Pensamento puro.

Pedra: Ametista

Glândula e Órgão: Pineal – Cérebro

Representação: Conexão espiritual, transcendência, sabedoria divina, consciência superior, união com o cosmos, iluminação.

Afirmação: “Estou conectado ao Divino”, “Sou um com tudo o que é”, ou “Estou em paz”.

OS CHAKRAS E O FLUXO DA ENERGIA VITAL

Sabemos que a Energia Vital é a energia que anima e dá vida aos organismos, mantendo o equilíbrio e a vitalidade, considerada responsável pela sustentação e funcionamento dos seres vivos. E que a energia vital flui através dos Chakras, nutrindo e vitalizando os corpos mental, duplo etérico e físico.  

Vimos também que cada chakra tem suas próprias características específicas e influências, que cada um deles são vórtices interconectados que recebem, sincronizam e distribuem energia, todos eles trabalham juntos para manter o fluxo de energia vital através dos nossos corpos.

Então, podemos concluir que para alcançar um equilíbrio saudável, é essencial harmonizar, purificar e alinhar os Chakras. Existem várias práticas, como meditação, visualização, respiração consciente, yoga e terapias holísticas energéticas, que podem ser utilizadas para equilibrar e fortalecer os Chakras, promovendo a saúde e o bem-estar holístico.

Encontre as práticas que melhor se adequam a você e as incorpore em sua rotina para promover o equilíbrio e a harmonia dos seus Chakras. A prática regular e consistente de equilibrar os Chakras é essencial, mas lembre-se cada pessoa é única, por isso é importante respeitar seus limites individuais e buscar orientação profissional.

Com as Terapias Mahaluz você têm acesso a ferramentas poderosas — Mesa Quântica Mahaluz, Apometria, Florais Etéricos e Limpeza Energética — que irão te ajudar a alcançar uma vida equilibrada, plena e autêntica, pois com a harmonização dessas energias podemos experimentar uma sensação de clareza mental, vitalidade física, estabilidade emocional e conexão espiritual mais profunda.


Texto por Márcia Mahaluz

Talvez isso lhe interesse também?

Deixe seu Comentário:

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *