Conhecendo os Chakras – O Chakra Frontal

Características: Chakra Frontal (Ajna)

Localização: Entre as sobrancelhas (terceiro olho).

Cor: Índigo.

Elemento: Luz.

Pedra: Lápis Lazuli

Representação: Intuição, percepção além dos sentidos, sabedoria interior, clareza mental, visão, discernimento espiritual.

Afirmação: Confio em minha intuição”, “Sou sábio”, ou “Vejo a verdade”

Ajna ou Frontal é o sexto dos sete Chakras principais, também conhecido como chakra do Terceiro Olho, localizado na região entre as sobrancelhas, um pouco acima do centro da testa. É o centro da intuição e percepção sutil. Quando equilibrado, a pessoa tem uma conexão clara com sua intuição e é capaz de perceber além dos sentidos físicos, confiando em sua sabedoria interior para tomar decisões e orientar-se na vida.

Além disso, o Chakra Frontal está relacionado à clareza mental e visão. Ele nos ajuda a ter pensamentos claros, discernimento e uma mente aguçada. Quando este chakra está equilibrado, a pessoa tem uma mente clara e focada, sendo capaz de concentrar-se e compreender as coisas com mais facilidade.

Também está relacionado ao discernimento espiritual e à conexão com o eu superior. Ele nos ajuda a ter uma compreensão mais profunda de nós mesmos e do mundo espiritual, permitindo uma visão ampliada e uma perspectiva mais elevada sobre a vida.

Quando desequilibrado, podem surgir problemas de confusão mental, intuição, percepção, desconexão da intuição e visão limitada. A energia bloqueada pode ter um impacto negativo na saúde do corpo físico e do estado mental. O desalinhamento deste chakra pode resultar nos seguintes sintomas: 

SINTOMAS FÍSICOS:

  • Dores de cabeça e enxaquecas: Dores de cabeça recorrentes, enxaquecas, sensação de pressão ou pulsação na testa ou na região entre as sobrancelhas.
  • Problemas de visão: Visão turva, sensibilidade à luz, visão dupla ou embaçada, dificuldade em focar os olhos.
  • Tonturas e vertigens: Sensação de instabilidade, tontura ou vertigem, desequilíbrio ao caminhar.
  • Distúrbios do sono: Insônia, dificuldade em adormecer ou em manter o sono, sonhos vívidos ou perturbadores.
  • Problemas sinusais e nasais: Sinusite crônica, congestão nasal, alergias respiratórias, espirros frequentes.
  • Dores de ouvido: Sensação de pressão nos ouvidos, dor de ouvido, zumbido (tinnitus).
  • Problemas de concentração e memória: Dificuldade em manter o foco, falta de clareza mental, lapsos de memória.
  • Sensibilidade sensorial: Aumento ou diminuição da sensibilidade aos estímulos sensoriais, como luz, som, cheiros.

SINTOMAS MENTAIS:

  • Dificuldades de percepção e intuição: Dificuldade em confiar na intuição e na capacidade de discernir informações sutis, sensação de desconexão com a intuição interior.
  • Falta de clareza mental: Dificuldade em ter pensamentos claros e organizados, confusão mental, falta de foco e concentração.
  • Dificuldade em tomar decisões: Indecisão persistente, medo de tomar decisões erradas, falta de confiança nas próprias escolhas.
  • Desconexão espiritual: Sentimento de desconexão com a espiritualidade ou o propósito de vida, busca por significado e direção.
  • Falta de imaginação e criatividade: Dificuldade em visualizar, falta de inspiração criativa, bloqueio criativo.
  • Rigidez mental: Resistência a novas ideias e perspectivas, mentalidade inflexível, dificuldade em adaptar-se a mudanças.
  • Ilusões e pensamentos negativos recorrentes: Tendência a criar narrativas negativas e pessimistas, preocupações excessivas, padrões de pensamento distorcidos.
  • Desconexão com a intuição e a sabedoria interior: Falta de conexão com a própria intuição, dificuldade em acessar a sabedoria interior, busca por respostas externas.

HARMONIZADO: Intuição, sabedoria interior, confia na intuição, consciência espiritual, conexão com o Eu superior, Eu autentico, clareza mental, visualização clara de objetivos, facilidade de manifestação de objetivos

DESEQUILIBRADO: falta intuição, confusão mental, desorientação, pensamentos negativos, pessimismo, não consegue ver claramente seus objetivos, não manifesta objetivos

EXCESSO: Pensamentos acelerados, Dificuldade de processar informações, stress mental, ansiedade de resolução, confiança excessiva, insônia,

EXERCÍCIOS PARA EQUILIBRAR: Meditação do terceiro olho, exercícios de visualização, práticas de atenção plena, estudo espiritual, conexão com a natureza, práticas que estimulem a intuição, como a escrita intuitiva ou o trabalho com oráculos. Também é importante dar espaço para o silêncio e a reflexão, permitindo que a sabedoria interior se revele.

POSTURAS DE YOGA:  Não existem posturas de yoga específicas para estimular diretamente o Chakra Frontal, mas algumas posturas podem ajudar a equilibrá-lo, como por exemplo: Kapotasana (postura do pombo), Matsyasana (postura do peixe), Balasana (postura da criança), Adho Mukha Svanasana (postura do cão olhando para baixo), Padmasana (postura do lótus).

USE AS AFIRMAÇÕES PARA ALINHAR O CHAKRA FRONTAL:

Confio em minha intuição”, “Sou sábio” ou “Vejo a verdade”.

Sou um ser eterno e infinito.

Eu irradio luz azul índigo do chakra do meu terceiro olho.

Meu corpo é um belo lar para minha alma radiante.

Meu chakra do terceiro olho está limpo e vejo o mundo com clareza e percepção.

Estou alinhado com meu eu autêntico e meu propósito maior.

Meu chakra do terceiro olho está equilibrado, o que me permite ver o panorama geral e meu verdadeiro caminho.

Minha vida se move sem esforço em direção ao meu propósito.

Sou grato por todos os meus sucessos na vida.

Meu verdadeiro poder está no momento presente.

Sou um observador presente em minha vida.

Estou em sintonia com meu guia interno.

Procuro entender e aprender com minhas experiências de vida.

Reconhecer que viver plenamente o presente envolve aceitar completamente o meu passado.

Alinho meu senso interior do que é certo e do que é verdadeiro com minhas ações.


Texto por Márcia Mahaluz

Talvez isso lhe interesse também?

Deixe seu Comentário:

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *