Como as Emoções afetam os Orgãos

As energias das emoções podem CAUSAR e também CURAR doenças, não apenas psicologicamente, mas também fisicamente, porque são estímulos energéticos mentais que influenciam nossa vida afetiva e nosso corpo físico tanto negativamente como positivamente. Não somos capazes de evitar sentir raiva, tristeza, melancolia, preocupação ou medo em algum momento da vida, afinal são emoções que fazem parte da vida humana e sob circunstâncias normais, não são causa de doenças. O que acontece é que quando essas emoções tomam conta da nossa vida e são vividas de maneira inapropriada, sejam eles reprimidos ou exacerbados, dependendo da duração e da intensidade podem provocar disfunções a nível energético, funcional e orgânico chegando assim se tornam patológicos.

A nossa linguagem corporal (olhar, voz, gestos, posturas, movimentos e expressões faciais) reflete uma comunicação não verbal, ou seja, nossa linguagem corporal “entrega” emoções não ditas em palavras. Temos conhecimento que existe uma conexão entre mente e corpo, e que não só os nossos pensamentos, mas nossas emoções também afetam o funcionamento do nosso corpo físico de várias maneiras. A energia de cada EMOÇÃO está ligada a um órgão específico do corpo e quando vivenciada de forma exacerbada, desencadeia um desequilíbrio emocional que reflete e afeta diretamente o funcionamento do órgão correspondente.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa o processo de adoecimento tem 3 fases:

Fase Inicial – Desequilíbrio subclínico ou prepatogênico: Nesta fase, ocorrem desequilíbrios energéticos no corpo, mas os sintomas clínicos ainda não se manifestaram e por isso não podem ser detectadas por exames.

Fase Funcional – Desequilíbrio clinicamente evidente: Nesta fase, os sintomas clínicos são observáveis ​​e identificáveis. É hora de procurar tratamento médico, pois os sintomas tornam-se problemáticos e afetam a qualidade de vida.

Fase Orgânica – Doença crônica ou patogênica: Se os desequilíbrios não forem tratados nas fases anteriores, irão evoluir para condições crônicas ou doenças patogênicas. Nessa fase, os sintomas são persistentes e exigem um tratamento mais abrangente e contínuo.

Conexão entre Emoções e Órgãos:

  1. Medo e Culpa afetam os Rins e a Bexiga
  2. Raiva e Ressentimento afetam o Fígado e a Vesícula Biliar
  3. Tristeza e Mágoa afetam os Pulmões
  4. Alegria e Ansiedade (euforia) afetam o coração
  5. Angustia e Estresse afetam estômago, sistema digestivo
  6. Frustação e Melancolia afetam o Baço.

Agora vamos descrever as emoções e os órgãos afetados pelo desequilíbrio da energia de cada emoção:

 A energia armazenada nos rins, relaciona-se com a vontade, iniciativa e ambição. Você já ouviu falar que alguém fez xixi nas calças em situações de medo extremo?

Isso acontece porque a energia do medo está diretamente ligada e afeta o funcionamento de dois órgãos: rins e bexiga. Quando a energia do medo se tornar insegurança total e medo profundo, o indivíduo pode ver o mundo como ameaçador e se tornar obcecado por ter poder e controle sobre todas as coisas.

A nível orgânico poderá desenvolver doenças renais como: insuficiência renal, pielonefrite (infecção renal), nefrite, cálculo renal também chamada de pedras nos rins ou até um câncer renal. Doenças da bexiga como: cistite, incontinência urinária, fístulas urinárias, divertículo uretrais, câncer de bexiga também entram nesta lista.

E, inversamente, um problema nos rins (por consumo excessivo de álcool, por exemplo) irá causar um desequilíbrio emocional e fazer com que a pessoa se torne extremamente insegura, controladora e sem iniciativa ou ambição.

Se você fica muito irritado, a energia da raiva afeta o funcionamento de dois órgãos: o fígado e a vesícula biliar.

Caso essa irritação se torne recorrente e constante, a raiva causará problemas orgânicos mais sérios como esteatose hepática (gordura no fígado), hepatite A, B ou C, cirrose hepática, colecistite (inflamação da vesícula biliar), colelitíase (cálculos biliares) ou câncer no fígado.

E, inversamente, uma desarmonia do fígado (talvez a partir de uma dieta irregular ou consumo excessivo de álcool, por exemplo) irá causar um desequilíbrio emocional e fazer com que a pessoa tenha um alto grau de irritabilidade e se torne constantemente colérica.

A energia da tristeza e mágoa afetam diretamente os pulmões.

Quando ficamos tristes a energia do nosso corpo diminui e sentimos a necessidade de ficarmos sozinhos. O lado bom da tristeza é que ela é uma sinalizadora de valores e de prioridades, nos faz pensar que se ficamos tristes com algo ou alguém, é sinal de que é ou era importante para nós.

Porém, se a pessoa permitir que a tristeza se aloje permanentemente em sua vida e guardar suas mágoas com posse e convicção, poderá desencadear doenças orgânicas mais graves como pneumonia, tuberculose, enfisema pulmonar, fibrose cística, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), embolia pulmonar, hipertensão pulmonar, displasia bronco pulmonar ou até câncer de

pulmão.

E, inversamente, um problema nos pulmões (por consumo excessivo de cigarro, por exemplo) irá causar um desequilíbrio emocional que a pessoa se tornará demasiadamente pessimista, nostálgica e desanimada.

Você deve achar estranho a Alegria estar nesta lista de emoções que podem causar algum desequilíbrio energético ou orgânico.

Como já foi dito, toda emoção vivida exacerbadamente pode sim desequilibrar sua energia e a funcionalidade de um órgão. Neste caso, o desequilíbrio não é causado pela felicidade em si, mas pela super excitação, quando o entusiasmo ou estímulo é excessivo, ou seja, viver uma vida de excessos, dispersa a energia Qi do Coração e pode acabar desenvolvendo desequilíbrios do coração como palpitações, ansiedade e insônia.

A ansiedade, por sua vez, é um distúrbio que pode afetar o corpo como um todo, porque   quando ela se torna constante o nosso corpo libera uma quantidade elevada de adrenalina que pode resultar em uma série de efeitos físicos como: aceleração do ritmo cardíaco, aumento da pressão arterial, dilatação dos brônquios para melhorar a oxigenação, maior produção de glicose pelo fígado (para fornecer energia extra). Quando todos esses efeitos fisiológicos ocorrem de forma crônica devido à ansiedade constante, podem ter impactos negativos na saúde, como hipertensão, aumento do risco de doenças cardiovasculares e até problemas de saúde mental.

Já ouviu falar em gastrite nervosa?

Isso acontece sim, porque o sentimento de angustia, o estresse e o nervosismo estimulam a produção de ácido gástrico, o que deixa o estômago mais suscetível a dor estomacal, queimação, gases e arrotos frequentes, ânsia de vômito, diarreia ou falta de apetite.

Porém, se o estresse se prolonga e a tensão do nervosismo passa a ser cotidiana o quadro torna-se crônico e acaba em gastrite, ulcera ou câncer no estômago.  Além disso, a doença pode se estender ao intestino e causar diarreia, síndrome do intestino irritável e prisão de ventre ou câncer no intestino.

E, inversamente, um problema no sistema gastrointestinal (por maus hábitos alimentares, por exemplo) irá causar um desequilíbrio emocional e fazer com que a pessoa passe a ter “pavio curto” (falta de paciência), além de sentir alta irritabilidade, fadigada constante e falta de disposição.

Sabia que o excesso de ideias fixas altera diretamente o Baço?

Sim, isso acontece porque pensamentos fixos ou ruminação constante dos pensamentos acabam se tornando obsessão, que somada a regras rígidas resulta em perda da flexibilidade e causa frustração, ou seja, quanto mais fixas e inflexíveis forem as ideias maior será a frustração.

A Melancolia, uma tristeza profunda e duradoura, também afeta o baço e pode causar fadiga, letargia e dificuldade de concentração.

Ambas frustrações e melancolia em demasia provocam desequilíbrio no baço que começam causando perda da vitalidade e da coragem, falta de disposição e motivação, chegando a disfunções orgânicas crônicas como linfoma, angio sarcoma, mielo fibrose e outros tipos de câncer que podem afetar o baço.

E, inversamente, um baço sobrecarregado por outras doenças ou rompido por pancada\acidente poderá causar um desequilíbrio emocional e fazer com que a pessoa se torne desconfiada e amarga, desanimada, sem disposição ou prazer em viver.

A cura acontece quando são tratados todos os desequilíbrios energéticos, psicológicos, físicos e espirituais. E pode iniciar na fase inicial, quando os exames não indicam nenhuma causa orgânica, mas os sintomas já se apresentam. As Terapias Mahaluz englobam todos os aspectos que podem influenciar na saúde e bem estar do paciente e promovem a harmonia entre mente, corpo e espírito, a partir das necessidades específicas de cada cliente.

As Terapias Mahaluz são ferramentas que ajudam você a entender e gerenciar melhor suas emoções, alcançar o equilíbrio emocional e assim enfrentar de maneira mais saudável as situações adversas do dia a dia e da vida em sua totalidade.


    Texto por Márcia Mahaluz

    Talvez isso lhe interesse também?

    Deixe seu Comentário:

    Loading Facebook Comments ...

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *