Conhecendo os Chakras – O Chakra Laríngeo

Características: Chakra Laríngeo (Vishuddha)

Localização: Garganta.

Cor: Azul-claro.

Elemento: Éter.

Pedra: Quartzo Azul

Representação: Comunicação, expressão pessoal, autenticidade, criatividade verbal, escuta, verdade.

Afirmação: “Eu me comunico claramente”, “Eu falo minha verdade livre e confiante”, ou “Eu escuto minha intuição”.

A comunicação, expressão pessoal, autenticidade e criatividade verbal estão relacionados ao Chakra Laríngeo, também conhecido como Vishuddha. Ele é o quinto dos sete Chakras principais e está localizado na região da garganta. É o centro da energia da comunicação e expressão. Quando este chakra está equilibrado, a pessoa é capaz de se expressar de forma clara, assertiva e autêntica. Isso inclui a capacidade de comunicar suas ideias, pensamentos, necessidades e sentimentos de maneira saudável e honesta.

O Chakra Laríngeo também está relacionado à criatividade verbal. É através deste chakra que podemos usar as palavras para expressar nossa criatividade e transmitir nossas ideias e visões de forma artística e inspiradora.

A autenticidade também está associada ao Chakra Laríngeo. Quando este chakra está equilibrado, a pessoa sente-se à vontade para ser quem realmente é, expressando-se de forma verdadeira e alinhada com sua essência.

No entanto, quando há um desequilíbrio no Chakra Laríngeo, podem ocorrer problemas com expressão, comunicação, bloqueios na criatividade verbal ou na expressão criativa. A energia bloqueada pode ter um impacto negativo na saúde do corpo físico e do estado mental. O desalinhamento deste chakra pode resultar nos seguintes sintomas: 

SINTOMAS FÍSICOS:

  • Problemas de garganta: Dores de garganta frequentes, inflamação, rouquidão, garganta seca, tosse crônica, amigdalite.
  • Dificuldades de comunicação: Dificuldade em expressar-se de forma clara e assertiva, bloqueios na comunicação, gagueira ou tartamudez.
  • Problemas de tireoide: Desequilíbrios na glândula tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, que podem afetar o metabolismo e a energia do corpo.
  • Tensão na mandíbula e pescoço: Aperto na mandíbula, dores no maxilar e no pescoço, tensão muscular.
  • Problemas de audição: Zumbido nos ouvidos, sensibilidade a sons, diminuição da audição ou problemas de equilíbrio.
  • Problemas de expressão criativa: Dificuldade em expressar-se artisticamente, bloqueio criativo, falta de inspiração.
  • Problemas dentários: Desequilíbrios relacionados aos dentes e gengivas, como cáries, periodontite, bruxismo.
  • Dores de cabeça e enxaquecas: Dores de cabeça recorrentes, enxaquecas ou pressão na cabeça.

SINTOMAS MENTAIS:

  • Dificuldade de expressão: Dificuldade em expressar-se de forma clara, assertiva e autêntica, medo de falar em público, inibição na comunicação.
  • Bloqueios na criatividade: Dificuldade em expressar a criatividade e encontrar inspiração, bloqueio artístico, falta de fluidez criativa.
  • Dificuldades de comunicação: Dificuldade em se comunicar de forma eficaz e honesta, tendência a ser passivo-agressivo, problemas de comunicação interpessoal.
  • Medo do julgamento: Medo de ser julgado, criticado ou rejeitado pelos outros, insegurança em relação às próprias ideias e opiniões.
  • Falta de autenticidade: Sentimento de estar desconectado de sua verdadeira identidade, dificuldade em expressar quem realmente é.
  • Dificuldade em ouvir os outros: Dificuldade em ouvir atentamente os outros, falta de empatia e compreensão nas interações.
  • Falta de confiança na própria voz: Baixa autoconfiança em relação à expressão pessoal, falta de confiança na própria voz e nas habilidades de comunicação.
  • Isolamento social: Tendência a se isolar socialmente, dificuldade em se conectar e se relacionar com os outros.

HARMONIZADO: Comunicação, auto expressão, se expressa autenticamente sem medo de se ser julgado, escuta ativa, podendo ouvir atentamente sem julgar, sem interromper ou se distrair, ser fiel a você mesma, expressão autentica, fala a verdade e agir de acordo com nossos valores e crenças

DESEQUILIBRADO/BLOQUEADO: Isolamento social, dificuldade para engolir, sensação de caroço na garganta, incapacidade de ouvir, falta de empatia, sentir-se não ouvido, incapaz de dizer sua verdade, medo de falar

EXCESSO: ansiedade em se comunicar ou falar, sem medida para expressar sentimentos ou pensamentos, excessivamente crítico consigo e com os outros, fala demais

EXERCÍCIOS PARA EQUILIBRAR: Práticas como a meditação da garganta, exercícios de expressão verbal, práticas de canto ou canto de mantras, escrever ou falar em um diário, participar de atividades criativas verbais, bem como buscar um ambiente de apoio e encorajamento para se expressar livremente. A prática da escuta atenta e respeitosa também é importante para nutrir uma comunicação saudável e autêntica.

POSTURAS DE YOGA:  Ustrasana (postura do camelo), Simhasana (postura do leão), Adho Mukha Svanasana (postura do cão olhando para baixo), Matsyasana (postura do peixe), Kapotasana (postura do pescoço de pombinha).

Trabalhar o Chakra Laríngeo promove a abertura e o fortalecimento da região da garganta, melhorando a comunicação, a expressão pessoal e a criatividade verbal.

USE AS AFIRMAÇÕES PARA ALINHAR O CHAKRA LARÍNGEO:

“Eu me comunico claramente”,

“Eu me expresso livremente”,

ou “Eu escuto minha intuição”.

A energia flui livremente pelo chakra da garganta e por todo o meu ser.

Falo minha verdade com liberdade e confiança.

Sou um bom ouvinte.

Estou aberto a receber e expressar ideias criativas.

Estabeleço limites claros.

A honestidade atrai energia positiva e fortalece meus relacionamentos.

Pratico afirmações para equilibrar meu chakra da garganta e os centros de energia.

Minha mente fica extremamente afiada. Estou aberto a receber mensagens de meus anjos.

Sou um ouvinte ativo.

Sinto compaixão pelos outros.


Texto por Márcia Mahaluz

Talvez isso lhe interesse também?

Deixe seu Comentário:

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *