Conhecendo os Chakras — O Chakra Coronário

Características: Chakra Coronário (Sahasrara)

Localização: Topo da cabeça.

Cor: Violeta ou branco.

Elemento: Pensamento puro.

Pedra: Ametista

Representação: Conexão espiritual, transcendência, sabedoria divina, consciência superior, união com o cosmos, iluminação.

Afirmação: “Estou conectado ao Divino”, “Sou um com tudo o que é”, ou “Estou em paz”

Sétimo e último dos sete Chakras principais, o Chakra Coronário ou Sahasrara, também conhecido como Chakra da Coroa, está localizado no topo da cabeça. É o centro da consciência espiritual e da conexão com o divino. Quando este chakra está equilibrado, a pessoa experimenta uma profunda conexão com o seu eu mais elevado, com a espiritualidade e com a consciência universal. É através deste chakra que podemos acessar estados de transcendência e experienciar a unidade além da dualidade.

Além disso, o Chakra Coronário está relacionado à sabedoria divina e à compreensão mais ampla da existência. Ele nos conecta à sabedoria universal, permitindo que tenhamos insights e compreensões além das limitações da mente racional.

No entanto, quando há um desequilíbrio no Chakra Coronário, podem ocorrer problemas com a conexão espiritual, desconexão com o propósito de vida, visão limitada da espiritualidade e da própria existência. A energia bloqueada pode ter um impacto negativo na saúde do corpo físico e do estado mental. O desalinhamento deste chakra pode resultar nos seguintes sintomas: 

SINTOMAS FÍSICOS:

  • Dores de cabeça recorrentes: Dores de cabeça persistentes ou enxaquecas que afetam principalmente a parte superior da cabeça.
  • Sensibilidade ao ambiente: Sensibilidade a luzes, sons e estímulos sensoriais, dificuldade em lidar com ambientes barulhentos ou caóticos.
  • Distúrbios do sono: Insônia, dificuldade em adormecer ou em ter um sono profundo e reparador.
  • Problemas neurológicos: Desconforto ou disfunção no sistema nervoso, como formigamento, dormência ou sensações estranhas.
  • Tonturas ou vertigens: Sensação de desequilíbrio ou instabilidade, tonturas frequentes ou vertigens.
  • Distúrbios do sistema imunológico: Fraqueza do sistema imunológico, maior suscetibilidade a infecções e doenças.
  • Esgotamento mental: Sensação de sobrecarga mental, dificuldade de concentração, falta de clareza mental.
  • Problemas de pele: Manifestações cutâneas como erupções, coceiras, ressecamento ou sensibilidade excessiva na pele.

SINTOMAS MENTAIS:

  • Desconexão espiritual: Sentimento de desconexão com a espiritualidade, falta de propósito ou significado na vida.
  • Falta de clareza mental: Dificuldade em ter pensamentos claros e focados, confusão mental, dificuldade em tomar decisões.
  • Sensação de isolamento: Sentimento de solidão e isolamento, falta de conexão com os outros e com o mundo ao redor.
  • Falta de inspiração: Falta de criatividade e inspiração, bloqueio criativo, dificuldade em encontrar motivação e entusiasmo.
  • Desesperança e pessimismo: Sentimentos de desesperança, pessimismo persistente, dificuldade em ver o lado positivo das situações.
  • Dificuldade em acessar a intuição: Dificuldade em confiar na intuição e na sabedoria interior, falta de clareza em relação às próprias escolhas e direção na vida.
  • Ansiedade e preocupação excessivas: Preocupação crônica, ansiedade generalizada, dificuldade em viver no momento presente.
  • Desconexão da realidade: Sentimento de estar desconectado da realidade, dificuldade em se sentir presente e enraizado no aqui e agora.

HARMONIZADO: Aumento da consciência espiritual, compreensão profunda do seu lugar no universo, conexão com o Divino, clareza mental, aberto a novas ideias e experiências, realização e satisfação, fé inabalável (confia que a vida flui e que tudo acontece no momento certo).

DESEQUILIBRADO: falta de fé, falta de confiança, confusão mental, improdutividade, visão pessimista da vida

EXCESSO: falta de foco, excesso de coragem, dificuldade para dormir ou permanecer dormindo que leva a exaustão ou a fadiga

EXERCÍCIOS PARA EQUILIBRAR: Meditação do chakra da coroa, práticas de conexão espiritual, contemplação, estudo e exploração de tradições espirituais, práticas que promovam a transcendência, como a meditação profunda, e estar em contato com a natureza e com o silêncio. A abertura para a sabedoria divina e a busca pelo sentido mais profundo da vida são fundamentais para equilibrar este chakra.

POSTURAS DE YOGA: Neste caso também não existem posturas de yoga específicas para estimular diretamente o Chakra Coronário, mas as seguintes posturas podem ser benéficas para equilibrá-lo: Padmasana (postura do lótus), Tadasana (postura da montanha), Vrksasana (postura da árvore), Savasana (postura do cadáver), Janu Sirsasana (postura da cabeça no joelho sentado).

Essas posturas ajudam a criar uma base física e mental para a abertura e a receptividade à energia espiritual.

USE AS AFIRMAÇÕES PARA ALINHAR O CHAKRA CORONÁRIO:

“Estou conectado ao Divino”, “Sou um com tudo o que é”, ou “Estou em paz”.

Estou divinamente conectado à fonte de energia que flui dentro de mim e ao meu redor. Meu chacra coronário está aberto e estou receptivo à orientação e à sabedoria divinas.

A luz branca pura flui pelo meu chacra coronário, trazendo-me paz interior e clareza. Deixo de lado a dúvida e dou as boas-vindas à fé na sabedoria do universo.

A pura e bela luz radiante de minha alma brilha intensamente, iluminando meu caminho à frente.

A paz eterna flui para mim e através de mim.

Conheço a paz interior profunda.

Sou digno do amor incondicional da energia divina.

A prosperidade flui para mim com facilidade quando estou alinhado com meu verdadeiro eu.

Eu vivo no momento presente.

Vibro na frequência da apreciação e da alegria pura.

Estou ciente de minha beleza interior.

Eu abraço a vida e valorizo meu espírito.

Testemunho a luz divina em cada ser.

Eu libero pensamentos, crenças e relacionamentos limitantes que não me servem mais.

Minha alma escolheu essa experiência de vida para crescer e se expandir.

Sou uma força de paz divina e de despertar espiritual.

Estou alinhado com o propósito e a verdade de minha alma.

Meu corpo é um belo lar para minha alma radiante.


Texto por Márcia Mahaluz

Talvez isso lhe interesse também?

Deixe seu Comentário:

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *