TERAPIA HOLÍSTICA – REENCONTRE O EQUILÍBRIO

AS TERAPIAS HOLÍSTICAS

O termo “terapia” significa “equilibrar ou tratar” e o termo “holístico” vem de holismo que significa aquele que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. Assim a terapia holística trata o ser humano como um ser integral, pois seu enfoque tem como objetivo tratar os níveis físico, emocional, mental e espiritual do indivíduo.

As terapias holísticas funcionam como uma ferramenta que, além de tratar as enfermidades, auxilia na descoberta do eu interior para que se reencontre o equilíbrio. Seus tratamentos unem forças com a ciência, e não a substitui, ou seja, não pare com o seu tratamento médico.

Fazendo uso das mais variadas técnicas milenares, a terapia holística busca despertar na pessoa o auto equilíbrio corpóreo, psicológico e social através da correção e harmonização de seus próprios recursos físicos, emocionais e energéticos, transformando assim essa desarmonia em saúde e autoconhecimento.

Para quem é indicada?

As terapias holísticas têm como princípio básico abordar problemas do corpo humano como um todo, sem procurar entendê-lo apenas por meio de uma visão mais fragmentada, por isso é recomendada para todas as pessoas em busca do autoconhecimento, da harmonia física e do equilíbrio emocional.

Qual a técnica a ser utilizada?

Muitas são as terapias que surgem para proporcionar maior qualidade de vida às pessoas, a maior parte delas classificada dentro do que se entende por terapias holísticas. Por causa de sua abordagem mais ampla, as terapias holísticas atraem cada vez mais adeptos, tanto entre os terapeutas, que começam a procurar este tipo de formação, como entre as pessoas comuns, que procuram este tipo de alternativa, menos invasiva em muitos casos.

Para o ajudar a escolher o tratamento certo é preciso conhecer os tipos de terapias existentes e entender o funcionamento de cada uma delas e verificar como cada tratamento pode ser adaptado às necessidades individuais de cada cliente.

Quais são as principais terapias holísticas?

São diversas : Acupuntura, Aromaterapia, Auriculopuntura, Cinesiologia, Cromoterapia, Cura Prânica, EFT Quântica, Florais Etéricos, Fitoterapia, Geoterapia, Homeopatia, Magnoterapia,  Musicoterapia, Reflexologia, Reiki,  Shiatsu, Thai Yoga Massagem  entre outras.

Vale lembrar que é preciso ser um terapeuta holístico especializado na técnica para aplicá-la corretamente.

 

terapia-floral

Entenda algumas terapias holísticas:

  • Acupuntura:  consiste na aplicação de agulhas finas em definidos pontos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura”, para obter efeito terapêutico em diversas condições. Atualmente reconhecido pela OMS – Organização Mundial da Saúde – como um método de tratamento complementar.
  • Aromaterapia:  utiliza-se das propriedades dos óleos essenciais (essências altamente concentradas extraídas especialmente de ervas com propriedades curativas) para tratar o físico e o psíquico.
  • Auriculopuntura:  técnica chinesa de Acupuntura aplicada na orelha que utiliza micro agulhas, esferas, sementes, moxa e agulhas sistêmicas. A acupuntura auricular é uma das melhores e mais eficaz terapia com resposta rápida para todos os tratamentos.
  • Cinesiologia:  ciência que estuda o movimento humanos, através dos quais podemos perceber e compreender muitas coisas que ocorrem na nossa vida, podendo assim torná-la melhor. Tem ramificações que atingem muitos campos de estudo, como a anatomia, fisiologia, mecânica, física e matemática. Relaciona-se também com setores da ortopedia, neurologia e psicologia; bem como com a patologia.
  • Cromoterapia:  terapia vibracional que utiliza as cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Aplicada com o bastão cromático, lâmpadas ou fontes luminosas. Por ser um estilo terapêutico vibracional, pode ser aplicada de forma mental como visualização, meditação ou programação neurolinguística. Cores empregadas em líquidos solarizados, alimentos, roupas ou objetos também podem ser indicados no tratamento.
  • Cura Prânica: (Pranic Healing) é uma técnica que consiste na exploração do corpo energético (como diagnóstico). Na remoção de energia onde houver excessos e na energização onde houver deficiência.
  • Florais: são essências florais que harmonizam as emoções, reestabelecendo o equilíbrio interior. As vibrações das flores correspondem às diversas características da personalidade humana em seu estado puro.
  • Florais Etéricos: terapia vibracional que utiliza essências florais etéricas canalizadas que harmonizam as emoções, reestabelecendo o equilíbrio interior.
  • Fitoterapia: é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças.
  • Geoterapia: tratamento natural com frutos da terra, que utiliza argila, barro, pedras e cristais, como ferramentas reequilibrantes. Antigos povos do oriente e do ocidente usavam a geoterapia para amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais.
  • Homeopatia:  desenvolvida por Samuel Hahnemann no final do século XVIII, é baseada no princípio de que “o semelhante cura o semelhante” e na teoria das doses mínimas. Onde uma substância capaz de produzir determinada alteração (sintoma) em um indivíduo saudável, teria a capacidade de curar esta alteração, em uma condição de doença, quando dada em doses pequenas.
  • Magnoterapia:  baseada na influência dos campos magnéticos estáticos sobre o corpo humano utilizada para tratar diversas doenças sobretudo de ordem reumática. Existem no mercado diversos dispositivos destinados à magnetoterapia, tais como: pulseiras, colchões, travesseiros e magnetizadores de água.
  • Musicoterapia:  processo que através de elementos constituintes da música (ritmo, melodia e harmonia) facilita e promove comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes.
  • Reflexologia:  compreende o tratamento de vários distúrbios pela aplicação de pressão nos pés ou mãos. O tratamento de todo o corpo é feito através de determinados pontos, em áreas precisas dos pés e das mãos, relacionadas a regiões particulares do corpo chamadas “zonas reflexas”.
  • Reiki:  palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado, através da canalização da Energia Vital Universal”.
  • Shiatsu:  palavra japonesa que significa pressão (“Atsu”) com os dedos (“Shi”). É um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos, que por sua vez, tem origem na teoria dos meridianos do corpo da Medicina Chinesa.
  • Thai Yoga Massagem:  conhecida também como Thai massagem ou Thai Yoga Therapy®, é a aplicação de uma sequência com mais de 150 exercícios e alongamentos, mesclados com torções, manipulações e pressões realizados com as mãos, dedos polegares, cotovelos, joelhos e pés.

 Leia mais sobre as nossas terapias:  Bioenergética,  Cromoterapia,  EFT Quântica,  Florais Etéricos e Mesa Alquímica Quântica.

1

Talvez isso lhe interesse também?

Deixe seu Comentário:

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *