CHOCOLATE E TERAPIA 

O chocolate é um dos alimentos mais populares do mundo, tanto que tem uma data específica só para ele, o dia 7 de julho! Segundo historiadores essa data faz referência ao momento em que o cacau é levado da América Latina e chega na Espanha, ainda no período da colonização. Apreciado e chamado de “Ouro Negro” virou febre mundial até os dias de hoje. 

Vamos falar um pouco sobre os benefícios do tão amado chocolate, que em sua forma bruta, é repleto de benefícios saudáveis. O que torna o chocolate um produto que deve ser consumido com moderação é justamente o processamento comercial, adição de açúcares, laticínios e aditivos. Pesquisas mostram que o chocolate amargo, sem açúcar de sem aditivos oferece benefícios substanciais para saúde física e mental tais como:  

1. Reduz os sintomas depressivos: O chocolate amargo contém o neurotransmissor feniletilamina, que está envolvido na regulação do humor e libera endorfinas de bem-estar no cérebro.   

2. Melhora a cognição: Por conter boas quantidades de compostos antioxidantes, o chocolate pode ajudar a desacelerar o processo de perda cognitiva e estimular a memória, prevenindo doenças, incluindo o Alzheimer.  Além disso, o chocolate possui substâncias estimulantes, como a teobromina e a cafeína, que aumentam o alerta mental, ajudando a diminuir o cansaço e melhorando o rendimento intelectual. 

3. Melhora o fluxo sanguíneo promovendo a saúde do coração: O chocolate possui potentes antioxidantes, como os flavonoides, que atuam protegendo os tecidos do estresse oxidativo, diminuindo a oxidação das gorduras e melhorando o fluxo sanguíneo, prevenindo, assim, o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, como a aterosclerose, o infarto e o derrame cerebral. 

4. Aumenta os neuroquímicos da paixão: O chocolate contém feniletilamina (PEA), que libera endorfinas no cérebro. Estes são alguns dos mesmos neuroquímicos que o cérebro produz quando você se apaixona.  

5. Reduz a inflamação: O chocolate amargo possui alta concentração de flavonoides, que possuem efeito antioxidante e anti-inflamatório. A inflamação tem sido associada a uma variedade de problemas de saúde mental, incluindo depressão, transtorno bipolar,  TOC , esquizofrenia, transtornos de personalidade e doença de Alzheimer. Estudos científicos também apontam para uma associação entre altos níveis de inflamação e diminuição da motivação e comportamento suicida , juntamente com a ativação de partes do cérebro que sentem rejeição social, medo e ameaças. 

6. Aumenta a serotonina: O chocolate amargo contém serotonina, o neurotransmissor “não se preocupe, seja feliz”, conhecido por melhorar o humor. A baixa atividade da serotonina aumenta o risco de depressão e pode desempenhar um papel no desenvolvimento da doença de Alzheimer em idosos, de acordo com pesquisa em Neuropsicofarmacologia

7. Fornece energia: O chocolate é um alimento energético rico em carboidratos e gordura, possuindo boas quantidades de calorias e sendo um excelente suplemento nutricional para ser utilizado por pessoas que fazem treinos intensos ou que possuem um trabalho com grande desgaste físico.

8. Ajuda a diminuir a pressão arterial: O chocolate possui propriedades vasodilatadoras que melhoram a circulação sanguínea, já que é rico em compostos flavonoides que aumentam a biodisponibilidade de óxido nítrico nas células endoteliais, promovendo a redução da pressão arterial


Texto por Márcia Mahaluz

Talvez isso lhe interesse também?

Deixe seu Comentário:

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *